Esta é a razão pela qual sua organização precisa de uma ferramenta de gerenciamento de requisitos

O que é uma ferramenta de gerenciamento de requisitos?

Simplificando, o gerenciamento de requisitos refere-se à prática de elucidar, analisar, modelar e documentar as necessidades comerciais das partes interessadas. As ferramentas de gerenciamento de requisitos, como o nome sugere, são os meios pelos quais agilizamos e facilitamos este processo.

As empresas realmente precisam de ferramentas de gerenciamento de requisitos? Se sim, quais são as melhores opções no mercado, e como você pode selecionar a melhor ferramenta para seu ambiente particular?

Introdução

Para introduzir o tema, acompanhe o relato de Shadi Moradi, funcionária da Avenue Code: “Durante a última década, tenho feito repetidamente uma pergunta sobre mim mesmo, meus gerentes e meus colegas cada vez que começo um novo projeto em uma nova organização: As ferramentas de gerenciamento de requisitos são essenciais para o sucesso e racionalização do gerenciamento do ciclo de vida dos requisitos nas organizações?”

Pesquisas mostram que a maioria das empresas depende do Microsoft® Excel® ou Microsoft® Word® para o gerenciamento de suas exigências. Com isso em mente, vamos começar examinando mais profundamente as ferramentas de gerenciamento de requisitos e o que elas trazem para a mesa.

Duas pessoas sentadas e três pessoas em pé olhando para a tela do computador

O que é uma ferramenta de gerenciamento de requisitos?

Simplificando, o gerenciamento de requisitos refere-se à prática de elucidar, analisar, modelar e documentar as necessidades comerciais das partes interessadas. As ferramentas de gerenciamento de requisitos, como o nome sugere, são os meios pelos quais agilizamos e facilitamos este processo.

Principais Benefícios das Ferramentas de Gerenciamento de Exigências

Há muitos benefícios associados às ferramentas de gerenciamento de requisitos, o mais importante é ter um local centralizado para armazenar informações onde todos os interessados têm acesso às últimas informações em tempo real, eliminando uma explosão de documentos voando como anexos de e-mail ou carregados em outras plataformas colaborativas.

Os benefícios adicionais incluem:

  1. Mecanismos de revisão e feedback; 
  2. Fluxos de trabalho de aprovação/rejeição;
  3. Capacidade de modelagem;
  4. Gerenciamento de mudanças; e muito mais!

Quem usa ferramentas de gerenciamento de requisitos?

Nas fases iniciais dos projetos, analistas de negócios, partes interessadas, gerentes de produtos e proprietários de produtos estão entre os principais usuários das ferramentas de gerenciamento de requisitos. À medida que os projetos avançam, desenvolvedores, projetistas, líderes técnicos e a equipe de QA também começarão a utilizar estas ferramentas.  

Avenue Engage banner

Principais ferramentas no mercado

Agora que compartilhamos o mesmo conhecimento sobre as ferramentas de gerenciamento de requisitos, vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas disponíveis e suas características mais conhecidas.

Após uma profunda pesquisa de mercado, encontrei muitas opções diferentes com diferentes pontos fortes; no entanto, houve alguns nomes que se apresentaram várias vezes: Modern Requirements, Jama, e Visure.

Antes de prosseguir, é importante notar que uma análise completa destas ferramentas e um estudo aprofundado das funcionalidades que elas oferecem está fora do alcance deste posto; para bem de nossa análise, estamos nos concentrando apenas em algumas das principais características oferecidas por cada ferramenta.

Requisito moderno: Esta ferramenta de gerenciamento do ciclo de vida do requisito apresenta um processo de gerenciamento de revisão, matrizes de rastreabilidade e capacidades de gerenciamento e modelagem de mudanças. Conhecida como uma das opções mais populares, esta ferramenta também tem uma interface intuitiva. As organizações podem acessar uma versão experimental de 30 dias após o registro.

Jama: Um dos principais focos desta ferramenta é racionalizar e melhorar o ciclo de vida de desenvolvimento do produto. Ela fornece colaboração em tempo real e estruturas de projeto baseadas nos padrões da indústria, por exemplo, Ágil, Ágil em Escala, etc. Esta ferramenta também oferece um teste gratuito de 30 dias disponível no momento do registro.

Visure: Por último, mas não menos importante, o Visure é uma ferramenta de gerenciamento de requisitos baseada em nuvem com recursos de rastreabilidade, gerenciamento de tarefas e relatórios, entre outros. Visure também oferece um teste gratuito.

Como garantir uma adoção bem-sucedida

Para concluir, as ferramentas de gerenciamento de requisitos dão às organizações uma plataforma para trabalhar de forma mais inteligente como uma equipe unificada, uma vez que proporcionam uma única fonte de verdade complementada por uma grande experiência de usuário.

É importante observar, entretanto, que a incorporação bem sucedida dessas ferramentas dentro da organização depende muito da adequação da ferramenta dentro do ciclo de vida do projeto de ponta a ponta e do ecossistema da organização.

Em outras palavras, quanto mais madura for a organização em termos de processos bem definidos e práticas de gerenciamento do ciclo de vida do projeto, maiores serão as chances de sucesso.

Selecionar uma forte ferramenta de gerenciamento de requisitos pode desempenhar um papel fundamental no sucesso de sua implementação, mas para otimizar os resultados, a ferramenta deve ser adaptada aos processos e à governança ao seu redor.

Muitas vezes, o maior desafio é racionalizar processos desconectados e obter a adesão das diversas partes interessadas e partes envolvidas na transformação organizacional.

Qual é a sua opinião sobre este tópico?

Por favor, sinta-se livre para deixar um comentário e compartilhar suas idéias e experiências!

Picture of Lucas Mattar

Lucas Mattar

Related Posts

Meet the best solutions for your company
Timesheet and People Management
Talent Acquisition
Coming Soon: CRM for Sales

Get in touch and and see what we can do for your business – no strings attached!

Get in touch and and see what we can do for your business – no strings attached!