Da transformação digital à revolução digital

Pela primeira vez na história, as organizações empresariais estão provando que é possível entrar na era digital em questão de semanas, em vez de anos. O que mudou? A resposta somos nós.

A evolução digital: Uma história

Quando a economia dos EUA entrou em colapso em 2008, a maioria das empresas reagiu entrando na era digital. Simplesmente, a automação significava economia de custos.

De 2008 a 2013, as empresas de varejo da Fortune 100 firmaram parceria com a Avenue Code para soluções pioneiras de comércio eletrônico que serviram como modelo para a transformação digital global. 

De 2014 a 2017, a Europa e a América Latina se envolveram na digitalização, começando com o comércio eletrônico, enquanto nos EUA, FinTech e outros começaram a seguir o exemplo.

A partir de 2018-2019, os últimos adotantes como as indústrias automotiva, de manufatura e até mesmo de gerenciamento de resíduos começaram suas próprias versões de transformações digitais, automatizando processos para se manterem competitivos. 

Graças às melhorias tecnológicas e à melhor aquisição de liderança, as transformações digitais que levavam organizações empresariais de 2 a 5 anos em 2008 levaram apenas 1-2 anos em 2019.

Avenue engage banner

COVID-19: Mude para o digital ou morra

Depois veio 2020, e de um dia para o outro, o mundo se viu abrigado em casa. As tendências digitais que agregavam valor comercial no passado se tornaram indispensáveis para a viabilidade do mercado. O trabalho remoto tornou-se obrigatório. O atendimento ao cliente on-line tornou-se imperativo. As nuvens se tornaram cruciais. 

No varejo, as vendas on-line aumentaram 76% ano após ano (Comércio Digital 360). Na educação, mais de 1,5 bilhões de estudantes foram afetados (UNESCO), resultando em uma mudança global para o e-learning, com alguns provedores de ensino implantando mais de 100.000 servidores em nuvem em apenas 2 horas (Fórum Econômico Mundial).

No setor da saúde, os Centros de Serviços de Medicare e Medicaid viram 10,1 milhões de beneficiários receberem serviços de telesaúde desde meados de março até o início de julho (HHS.gov). Em resumo, as empresas foram confrontadas com um desafio – entrar na era digital ou morrer. 

E o mundo passou no teste. Agora as equipes estão entrando na era digital em 4-8 semanas e trabalhando de casa, não apenas com eficiência comparável, mas com maior eficiência. 

Isto é o que parece a Transformação Digital Acelerada

A transformação digital costumava começar com os departamentos de tecnologia e lentamente penetrar em toda a empresa. Agora são as unidades de negócios que exigem as reformas digitais.

Costumávamos começar com frutas de baixa suspensão como processos iterativos e MVPs, e lentamente construímos nosso caminho para cima do fluxo. Agora estamos digitalizando todo o fluxo de valor de uma só vez.

Costumávamos ter uma equipe que se adaptava de cada vez. Agora, organizações inteiras estão competindo por uma adaptação rápida. Passamos de finanças convincentes de que o digital era um investimento que valia a pena para financiar a transformação digital. 

A Nova Norma: um DNA Digital

O que mudou que tornou possível a transformação digital acelerada? A resposta somos nós. A COVID-19 nos obrigou a estar abertos à mudança porque a mudança nos dá um caminho a seguir.

Sabemos agora que a transformação digital é a resposta, e exigimos que a digitalização seja acelerada porque sabemos que é possível.

Picture of Lucas Mattar

Lucas Mattar

Related Posts

Meet the best solutions for your company
Timesheet and People Management
Talent Acquisition
Coming Soon: CRM for Sales

Get in touch and and see what we can do for your business – no strings attached!

Get in touch and and see what we can do for your business – no strings attached!